Black Friday, como resistir?
Black Friday ou Sexta-Feira
Negra é um termo criado pelo varejo (retalho em português de Portugal)
nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças , que é a 4°quinta-feira do mês de Novembro.
A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino
Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.
Há
vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia, quando
a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao
feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos
enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo
já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados
Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser
conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade
durante o evento.
Já se
referiu ao período de conforto financeiro para os varejistas. No
início de 1980, foi criada uma teoria
que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a
cor preta para indicar valores positivos. O período negativo
correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte
ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano.
Alguns
anos depois, Black Friday foi o nome usado pelos varejistas para indicar o
período de maior faturamento e
desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas
abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência, para
atrair o maior número de consumidores através de ofertas. Milhares de pessoas
aguardam em filas enormes . Embora
não seja um feriado, muitas pessoas ganham o dia de folga e se tornam
consumidores com grande potencial. O dia também é conhecido por dar início à
temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, sendo
que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os
natalinos por muitos consumidores.
Black Friday no Brasil
O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010
e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu
recorde, lucrando R$ 770 milhões em comércio online. Os
produtos mais almejados são televisores
e smartphones. A média de
desconto para aparelhos celulares foi de 16%, e para televisores chegou a
19%.
Segundo a consultoria E-Bit,
em 2014, a data
deve gerar R$1,2 bilhão somente na internet, que corresponde a 3,5% do faturamento
anual, consolidando assim, a Black Friday como uma das datas mais
importantes para o comercio online.
Vamos às compras?